domingo, 17 de abril de 2011

Salto alto:Muito cuidado.



Fora os diamantes os salto altos são um dos melhores amigos das mulheres, eles as deixam mais bonitas, elegantes e femininas, o salto é muito mais que um acessório feminino, algumas empresas exigem que suas funcionárias trabalhem de salto alto,há muitos séculos atrás o salto alto era sinônimo de riqueza para algumas culturas para outras beleza, muitas mulheres usam os sapatos de salto com o propósito de o pé ficar menor, porque era visto como uma mulher ideal para se casar aquelas que tinham minúsculos pés, gerando vários problemas a saúde. Existem várias historias sobre o salto, mas podemos afirmar que ele deixa qualquer mulher mais bonita, porém pode causar danos.O mais recomendado é escolher o sapato ideal, aquele que ofereça maior conforto para seus pés, pernas e postura, quando o salto é muito alto o corpo se projeta de forma errada para frente ou para trás, forçando uma postura incorreta.Os prejuízos são inúmeros vejam alguns:Encurtamento dos músculos da panturrilha,Lombalgias,Problemas articulares,Artrose,Artrite,Desvios musculares,entre outros.


Os problemas são gerados ao longo dos anos para evitá-los procure usar saltos a baixo de cinco centímetros no dia a dia, deixe os salto agulha, salto 15, e bicos finos para ocasiões especiais, quando usá-los procure sentar-se, se for ao banheiro tire um pouco os sapatos e alongue os pés, na hora de comprá-los também tome cuidado e procure visar mais o conforto do que beleza e preço, caminhe com os sapatos ainda na loja antes de comprar, verifique se ele não incomoda, se o material é fácil de higienizar, para evitar odores, entre outros fatores, o salto é sempre um ótimo aliado em diversas situações, mas para usá-lo como aliado é preciso primeiramente pensar no conforto do seu corpo, já que os pés não estão acostumados com qualquer tipo de sapato, é como se fosse algo estranho para o corpo, por isso o ideal é não abusar e variar os tamanhos, usando sapatos baixos, rasteiras, tênis e deixe os altos para situações especiais.




Recentes pesquisas sugerem que até um terço das mulheres sofrem de problemas permanentes decorrentes do uso prolongado de saltos, indo de joanetes a danos irreversíveis causados aos tendões dos pés.

Muitos destes problemas - que podem inclusive ocorrer simultaneamente - são causados pelo aumento da pressão que os saltos altos impõem à parte frontal dos pés femininos. Quanto maior a altura do salto, maior a pressão. Com isso, tanto os joelhos como as costas são afetados. Mas, mesmo assim, os sapatos e sandálias de salto alto são muito populares. Contudo, pode haver um preço muito alto a pagar pelo seu uso constante.

Os saltos tipo fino, agulha ou stilettos tornaram-se populares nos anos 30 do século passado, mas eram usados somente em ocasiões especiais. Contudo, atualmente, têm-se tornado um item de uso quase diário para muitas mulheres. Uma em cada dez mulheres usa sapatos ou sandálias de salto alto pelo menos 3 dias por semana. Uma pesquisa realizada em 2005 demonstrou que 34% delas já sofreram acidentes decorrentes de quedas por estarem usando saltos.

Mas há outros danos à saúde. Os saltos altos fazem com que as mulheres levantem os calcanhares o que desloca o centro de gravidade do corpo para frente. Para compensar este deslocamento para frente, as costas se curvam o que altera a posição ideal da espinha dorsal, pressionando os nervos das costas. Isto, além de causar dor no nervo ciático, proporciona outro problema: o tendão de Aquiles pode ser permanentemente danificado. Normalmente o tendão de Aquiles é flexível. Esta flexibilidade é que nos proporciona dobrar os pés para frente (em ponta) e para trás. Contudo, o uso exagerado que muitas mulheres fazem de sapatos e sandálias de salto alto faz com que o tendão permaneça encurtado já que os saltos obrigam os pés ficar em ponta. Isto retesa o tendão para cima. Quando você calçar sapatos baixos, provavelmente sentirá dor na parte posterior dos calcanhares


Muitas mulheres podem evitar este problema passando a usar saltos com menos de 4 cm de altura. Saltos com altura superiores a 8 cm podem encurtar o tendão de Aquiles. Por isso os médicos aconselham o uso de saltos altos apenas 2 a 3 vezes na semana. Outra queixa comum é o desenvolvimento de joanetes: crescimento ósseo na base do dedão do pé causado por sapatos mal ajustados ou muito apertados.

Atualmente, os riscos para as adolescentes são ainda maiores, pois elas estão começando a usar saltos altos cada vez mais cedo, mesmo antes de seus corpos estarem completamente formados. Quando adultas, provavelmente terão grande risco de sofrerem de problemas nos quadris e dores nas costas em razão das pressões exercidas nas suas espinhas durante a juventude.

Para minimizar os riscos causados à saúde devido ao uso constante de saltos altos:

escolha sempre saltos ligeiramente mais grossos. Estes saltos irão distribuir melhor a carga de seu corpo.passe a usar palmilhas para reduzir o impacto sobre os joelhos.assegure-se de escolher modelos mais confortáveis que se ajustem bem aos seus pés.use os saltos em casa pelo menos 30 minutos antes de sair. Isto dará aos seus pés uma chance de se acostumarem com eles antes de você sair para o trabalho, festa ou balada

Nenhum comentário:

Postar um comentário