sábado, 16 de abril de 2011

Alimentação balanceada



Uma alimentação equilibrada é aquela que fornece a quantidade suficiente de nutrientes para o bom funcionamento do nosso corpo e mente, mantendo nossa saúde. Os nutrientes que todo ser humano necessita são as proteínas, os carboidratos, as vitaminas ,os sais minerais,as gorduras, as fibras e a água.

As proteínas formam e regeneram os tecidos do nosso corpo: músculos, pele, sangue, etc. Estão presentes em carnes, peixes, ovos, laticínios, feijões , sementes e nozes. Os carboidratos fornecem energia não só para nossas atividades do dia-a-dia como para os próprios processos internos do nosso corpo. Suas maiores fontes são os pães, cereais e raízes. As vitaminas e sais minerais controlam e regularizam as atividades de nosso metabolismo e mantém a saúde de nossos órgãos e tecidos. Presentes em vários alimentos, incluindo carnes, leite e cereais, suas maiores fontes são as frutas, verduras e legumes. As fibras auxiliam a manter nosso corpo livre de toxinas e substâncias em excesso. Feijões, cereais integrais, frutas e hortaliças são ricos em fibras. E a água mantém o equilíbrio de sais e o bom funcionamento do organismo.

Como o próprio nome indica, equilíbrio é a base da alimentação equilibrada. Nada de excessos ou radicalismos. O bom senso é um excelente guia na escolha da alimentação: incluir alimentos variados, conhecer a origem do que come, armazenar e preparar os alimentos de modo a conservar seus nutrientes, tudo isso ajuda a manter uma alimentação equilibrada. É importante não exagerar, mas não é preciso excluir nenhum alimento.

Uma das maneiras mais práticas de seguir uma alimentação equilibrada é orientar-se pela chamada pirâmide alimentar. Nessa pirâmide, que pode facilmente ser adaptada aos produtos encontrados em uma região ou aos hábitos de determinado povo, estão indicadas as quantidades adequadas de cada alimento. Consulte seu médico sobre as indicações da pirâmide e se são adequadas para sua idade, grau de atividade física e condições de saúde.



Um comentário:

  1. Oi, como vai:?
    Eu quero deixar uma dica. O conteúdo do seu blog pode ser muito bom, mas letras miúdas e a combinação das cores de fundo e das letras prejudica a leitura.

    ResponderExcluir